PUBLICIDADE

Google Pagará US$ 2,4 Bilhões Por Ativos e Talentos da Startup de Codificação com IA Windsurf

Bucharest, Romania - July 30th 2024 - Young man clicks on Facebook page bookmark on Google, looking at his search engine saved icons and selecting social media platform to stay informed.

O Google acaba de anunciar a aquisição dos ativos e da equipe de talentos da Windsurf, uma promissora startup especializada em inteligência artificial aplicada à codificação. O valor da transação foi estimado em US$ 2,4 bilhões, consolidando mais um movimento estratégico da gigante de tecnologia na corrida global pelo domínio das ferramentas de programação assistida por IA.

Fundada há apenas três anos, a Windsurf ganhou notoriedade por desenvolver um sistema de codificação automatizada altamente preciso, capaz de gerar, revisar e otimizar códigos em múltiplas linguagens com o mínimo de intervenção humana. O modelo da empresa vinha sendo apontado por especialistas como um dos mais avançados do setor, com aplicação direta em desenvolvimento de software, segurança cibernética e engenharia de dados.

Segundo fontes próximas à negociação, o interesse do Google não se limitou à tecnologia em si, mas também à equipe por trás da inovação. A maior parte dos funcionários da Windsurf incluindo seus fundadores e principais engenheiros de IA será integrada ao time do Google DeepMind, reforçando a área dedicada ao desenvolvimento de modelos generativos aplicados à engenharia de software.

“A aquisição é uma forma de acelerar a construção de ferramentas que aumentam a produtividade dos desenvolvedores, além de tornar os sistemas mais seguros e eficientes com a ajuda da inteligência artificial”, afirmou o vice-presidente sênior do Google, Thomas Kurian, em comunicado oficial.

O movimento é visto como uma resposta direta ao crescimento de plataformas concorrentes, como a OpenAI (com o GitHub Copilot, em parceria com a Microsoft) e outras startups emergentes que vêm ganhando espaço no mercado de ferramentas de programação com IA.

Ainda não há detalhes sobre como a tecnologia da Windsurf será integrada aos produtos do Google, mas a expectativa é que as primeiras soluções com a marca da empresa cheguem ao mercado já nos próximos meses, dentro de ambientes como o Google Cloud, o Android Studio e a suíte de desenvolvimento do ChromeOS.

Com essa aquisição, o Google reforça sua aposta em IA aplicada à produtividade e se reposiciona como um dos principais players da próxima geração de desenvolvimento de software cada vez mais automatizado, inteligente e colaborativo.

 

Leia mais

Últimas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress