O tomate é um dos alimentos mais consumidos no mundo, mas poucos sabem que sua forma de preparo pode determinar seu valor nutricional. Quando cozido, ele se torna ainda mais benéfico à saúde, graças ao aumento da biodisponibilidade do licopeno um antioxidante poderoso.
De acordo com a nutricionista Dra. Camila França, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), “o calor quebra as paredes celulares do tomate, liberando o licopeno e facilitando sua absorção pelo organismo. O consumo frequente está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o de próstata”.
Para potencializar o efeito, a especialista recomenda adicionar azeite de oliva durante o preparo, pois a gordura saudável facilita a absorção do antioxidante. “Uma simples porção de molho de tomate caseiro com azeite pode ser mais nutritiva que uma salada com tomates crus”, explica.
Além disso, o licopeno é estável ao calor, o que permite conservar seus benefícios mesmo após o cozimento prolongado. Uma boa notícia para os amantes de massas e molhos!


