A médica Daniela Daniela Sammour, da Clínica Sammour, explica por que o problema vai além da estética e destaca protocolos combinados que oferecem resultados mais duradouros
A celulite é uma das queixas estéticas mais comuns entre mulheres e está diretamente ligada à estrutura da pele. A médica Daniela Sammour, da Clínica Sammour especialista em estética facial e corporal, explica o que está por trás do aspecto de “casca de laranja” e quais tratamentos têm se mostrado mais eficazes para suavizar a textura e melhorar a qualidade do tecido.
“A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é uma alteração estética caracterizada por irregularidades na superfície da pele”, afirma. O problema ocorre devido a modificações no tecido gorduroso subcutâneo e envolve três mecanismos principais: “acúmulo de gordura dentro das células adiposas, retenção de líquidos e formação de septos fibrosos que puxam a pele para baixo”.
A médica destaca que fatores hormonais influenciam diretamente o desenvolvimento e a intensidade do quadro. “Eles afetam a distribuição de gordura, a microcirculação e a estrutura da pele. Por isso, a celulite é muito mais comum em mulheres e tende a piorar em fases de variação hormonal como puberdade, gestação e uso de anticoncepcionais”.

Para tratar a condição com resultados duradouros, Sammour aponta que os avanços mais expressivos estão nos protocolos combinados. “O tratamento que mais entrega resultado é o método que associa o descolamento dos septos fibrosos, que causam os furinhos, com os bioestimuladores de colágeno, que vão melhorar a qualidade da pele”, explica.
Entre as tecnologias de apoio, a dermatologista destaca o Unyque Pro, aparelho voltado para melhora da circulação, textura e firmeza. “Para celulite grau 1 e 2, ela pode ser indicada para melhora da circulação e do inchaço. Já para graus 3 e 4, entra como coadjuvante”, orienta.
Além dos tratamentos em consultório, Sammour reforça que o estilo de vida desempenha papel fundamental na manutenção dos resultados. “Uma alimentação equilibrada, treino e hidratação são fundamentais, inclusive para manter o tratamento”, conclui.


