PUBLICIDADE

Brasileiros Dormem Cada Vez Menos: Especialistas Alertam Para o Impacto do Déficit de Sono na Saúde Mental e Imunidade

Portrait of woman rolled in blankets in bed, frowning and feeling unwell, has hangover, headache in morning, resting at home.

Nos últimos anos, estudos da Sociedade Brasileira do Sono (SBS) mostram que o número de brasileiros dormindo menos de seis horas por noite cresceu de forma preocupante. O fenômeno, resultado da vida digital acelerada, acúmulo de trabalho e aumento do estresse urbano, tem colocado milhões de pessoas em risco silencioso.

A neurologista Dra. Andrea Bacelar, presidente da SBS, reforça que o sono é tão essencial quanto alimentação e atividade física.

“A privação crônica de sono altera profundamente o equilíbrio emocional, prejudica a tomada de decisões e reduz a eficiência do sistema imunológico,” afirma a especialista.

Segundo a entidade, o déficit de sono está associado ao aumento de quadros de ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares. Profissionais indicam estabelecer rotinas de desaceleração noturna, reduzir telas e respeitar horários fixos como medidas essenciais.

Leia mais

Últimas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress