PUBLICIDADE

Uso irregular de peptídeos causou a morte do ator Richard Norton

Uso irregular de peptídeos causou a morte do ator Richard Norton
Ícone de edição de foto

Um relatório divulgado em uma quinta-feira revelou a possível causa da morte do ator e dublê Richard Norton, que faleceu em março de 2025. Segundo o legista David Ryan, o artista faleceu após usar injeções de peptídeos irregulares sob a promessa de retardar o envelhecimento e melhorar dores, conforme apuração divulgada pelo portal TMZ.

As investigações apontam que o artista fez uso das substâncias CJC1295 e ipamorelin, que não possuem aprovação regulatória na Austrália. O consumo ocorreu em doses acima do recomendado pelo médico que o acompanhava, culminando em uma reação anafilática grave que resultou em parada cardíaca.

Mecanismo de ação e proliferação dos peptídeos

Os peptídeos são pequenas moléculas formadas por combinações de aminoácidos, atuando principalmente como mensageiros químicos no organismo humano. Diferente das proteínas, que possuem estruturas maiores e mais complexas, essas cadeias menores participam da regulação de diversos processos fisiológicos, como a pressão arterial e a saciedade.

Nos últimos anos, o interesse por essas substâncias cresceu exponencialmente devido ao desenvolvimento de medicamentos voltados para o controle de peso e tratamento da obesidade. No entanto, o mercado paralelo passou a comercializar fórmulas injetáveis prometendo benefícios estéticos, rejuvenescimento e ganho de desempenho físico sem respaldo científico consolidado.

Finalidades e promessas do CJC1295 e ipamorelin

O CJC1295 e o ipamorelin são peptídeos sintéticos desenvolvidos para interagir com os mecanismos de produção do hormônio do crescimento. Clínicas de longevidade e influenciadores frequentemente promovem a combinação como alternativa para estimular a fabricação dessa substância pelo corpo.

A promessa comercial engloba o aumento da massa muscular, redução de gordura corporal e aceleração da recuperação após lesões ou treinos intensos. Contudo, especialistas reforçam que tais alegações carecem de validação por meio de ensaios clínicos robustos em humanos.

Riscos associados e falta de regulação sanitária

A estimulação inadequada de vias hormonais pode desencadear efeitos colaterais severos, incluindo retenção de líquidos, dores articulares e alterações metabólicas significativas. A exposição excessiva a esses compostos e ao fator de crescimento relacionado eleva riscos cardiovasculares, tais como hipertensão e arritmias.

Nenhuma das duas substâncias possui aval de agências reguladoras internacionais ou nacionais para tratamentos de rejuvenescimento ou estética. Especialistas alertam que a ausência de dados de segurança de longo prazo transforma o consumo dessas alternativas em uma aposta perigosa para a saúde pública.

Leia mais

Últimas

PUBLICIDADE

Anúncio não encontrado.

PUBLICIDADE