O Brasil já é reconhecido como um dos maiores mercados estéticos do mundo, e agora ganha notoriedade também na harmonização orofacial (HOF). O país se tornou polo de congressos, simpósios e cursos que atraem profissionais de diferentes partes do mundo em busca das técnicas brasileiras.
A HOF reúne procedimentos como preenchimentos, toxina botulínica, bioestimuladores e fios de sustentação, todos voltados para restaurar a harmonia e a proporção do rosto. A combinação de ciência, técnica e olhar artístico dos profissionais brasileiros tem chamado atenção no cenário internacional.
Segundo a especialista Dra. Maria Eduarda Corbani, instrutora internacional e referência na área, essa valorização é fruto de dedicação. “O Brasil alia conhecimento técnico de alto nível com sensibilidade estética. Isso faz com que nossas técnicas sejam admiradas e replicadas em outros países. Hoje somos referência em naturalidade e inovação”, afirma.
Além de movimentar o mercado interno, a HOF também coloca o Brasil como exportador de conhecimento na área da estética, consolidando o país como potência global nesse segmento.


