Com uma trajetória que une ciência, estética e visão de futuro, o Dr. Daniel Machado consolidou seu nome como um dos grandes expoentes da estética regenerativa no mundo. Com formação sólida e atuação internacional, ele se destaca por ultrapassar as fronteiras da beleza tradicional e trazer para o presente tratamentos que desafiam o tempo — literalmente. Entre cursos, congressos e sessões clínicas, Dr. Daniel compartilha com a Revista Pulsar os caminhos que o levaram ao reconhecimento global, sua rotina intensa, os avanços que mais acredita e até um sonho pessoal que ainda quer realizar.
O que te motivou a seguir o caminho da harmonização facial e da estética regenerativa?
Eu comecei a trabalhar com trauma de face e, depois que eu terminava as cirurgias de politrauma, eu ainda achava que o paciente podia ficar um pouco melhor, para ter mais qualidade de vida. Foi aí que eu fui procurar a estética facial para ajudar meus pacientes pós-cirúrgicos. Depois eu descobri a estética regenerativa, que é uma tendência mundial. Além de deixar as pessoas mais bonitas, não deixamos elas envelhecerem rapidamente, e transformamos as células velhas em células jovens. Então, por isso que eu trabalho hoje muito com estética regenerativa.
Como foi conquistar reconhecimento internacional nesse mercado tão competitivo?
Eu fiz alguns cursos fora do país, nos Estados Unidos, e quando eu estava em um desses cursos, me apresentaram como professor, que era muito conhecido no Brasil, e eu tive o convite de montar um curso lá. Então, além de ser aluno fora do país, eu palestrei nos Estados Unidos, na Europa, em congressos, e também montei minha grade de cursos, o que me deixou muito feliz, porque é muito difícil você conseguir alcançar um prestígio internacional.

Para quem ainda não conhece, como você explicaria o que é a estética regenerativa?
A estética regenerativa hoje é o presente e o futuro dos tratamentos faciais, tanto os preventivos quanto os curativos. No paciente jovem, a gente previne que as células e os tecidos envelheçam e, nos pacientes mais velhos, a gente volta no tempo, induzindo as células envelhecidas a trabalharem como células jovens novamente. Conseguimos reparar o DNA que foi prejudicado durante a vida. Então, hoje, a ciência está no mais alto nível tecnológico de produtos químicos pesquisados pelos cientistas de Harvard para a gente fazer a estética regenerativa ter um resultado sensacional.
Quais são os tratamentos mais inovadores que você acredita que vão transformar a área nos próximos anos?
Os tratamentos mais inovadores vão ser a união de tecnologias, os equipamentos, junto com bioestimuladores de colágeno associados aos regeneradores e o uso dos lasers para finalizar.
Logo logo teremos disponível também o uso das células-tronco. Então esse é o futuro da estética.

Você ainda atende pacientes ou está mais focado em palestras e treinamentos?
Eu ainda atendo pacientes, quando eu não tenho uma agenda de cursos e palestras, a minha agenda se torna uma agenda de atendimento a pacientes. Então, além de dar aula, dar cursos e palestras, eu também faço atendimento clínico.
Com uma agenda tão intensa, como você cuida da sua saúde física e mental?
Só trabalhar não dá. Pra você ter uma saúde física e mental, você tem que regular o seu tempo entre você poder fazer exercícios, você poder trabalhar e você poder ter um lazer. Então eu foco em treinar de duas a três vezes durante a semana, exercícios funcionais com força, e todos os finais de semana eu vou surfar na piscina de ondas em Porto Feliz.

Que conselho você daria para quem está começando agora na área da estética?
Estudar muito, se dedicar muito. Não acontece milagre, não é de um dia para noite que você vai ficar famoso e bem-visto no mercado. É uma construção, tijolinho por tijolinho. E você tem que estar sempre ligado nos melhores tratamentos, nos congressos mais modernos e estar acompanhando a estética regenerativa.
Qual legado você gostaria de deixar para a profissão e para as próximas gerações?
Você pode não ter ninguém na sua família que é da área da saúde, você pode começar do zero e alcançar grandes feitos, basta você acreditar em você mesmo e se dedicar. E eu espero que esses tratamentos que a gente vem fazendo, os produtos que a gente vem lançando, possam ajudar muitas pessoas que vão vir pela frente.

E pra fechar: qual é um sonho que você ainda quer realizar?
Um sonho que eu ainda quero realizar, que eu ainda não realizei, é ser pai. Eu gosto muito de criança e espero que um dia Deus me abençoe e eu possa ter uma criança.

Produção: @duo.strategy


