Um megavazamento de dados está chamando a atenção de especialistas em segurança digital ao redor do mundo. De acordo com uma investigação da empresa de cibersegurança Cybernews, mais de 16 bilhões de senhas e logins foram expostos em um fórum hacker. A base de dados, chamada de “RockYou2024”, reúne informações vazadas ao longo de anos, mas agora foi disponibilizada em massa o que intensifica o risco de ataques cibernéticos em escala global.
Segundo a reportagem publicada pelo portal Exame, o episódio já é considerado o maior vazamento de dados da história. Entre os países mais afetados está o Brasil, com milhões de credenciais comprometidas, envolvendo desde contas de e-mail até acessos a redes sociais, plataformas de entretenimento, serviços bancários e sistemas corporativos.
O alerta é claro: trocar senhas imediatamente, ativar autenticação em dois fatores e evitar o uso da mesma senha em diferentes plataformas são atitudes essenciais para reduzir o risco de invasões e fraudes. O uso de gerenciadores de senhastambém é altamente recomendado para manter a segurança digital.
A divulgação desse volume histórico de dados reforça a necessidade de que empresas e usuários priorizem a cibersegurança como parte da rotina digital.
Fonte: Exame.com — Leia a matéria completa em: https://exame.com/tecnologia/maior-vazamento-da-historia-expoe-16-bilhoes-de-senhas-e-brasil-esta-entre-os-mais-afetados


