PUBLICIDADE

Meta substitui verificadores de fatos por sistema de “notas de comunidade”

Mark Zuckerberg anunciou a mudança em vídeo publicado no Instagram.

Nesta terça-feira (7), Mark Zuckerberg, CEO da Meta — empresa responsável pelo Instagram e Facebook —, anunciou o fim do programa de verificação de fatos da companhia. A partir de agora, a plataforma adotará o sistema de “notas de comunidade”, uma funcionalidade inspirada no modelo já utilizado pela rede X, de Elon Musk.

A decisão foi divulgada em um vídeo no Instagram, onde Zuckerberg explicou a mudança: “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas de Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”. Ele também destacou que o novo modelo trará impactos na forma como conteúdos são moderados. “Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes”, afirmou.

Como funcionará o novo sistema?

No formato adotado pelo X, a moderação é feita por usuários, que podem acrescentar notas explicativas a postagens públicas. A Meta seguirá caminho semelhante. “Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação”, explicou Zuckerberg.

O executivo também revelou que a empresa está aprimorando os filtros de análise, buscando maior eficiência na revisão de conteúdos antes de decidir pela exclusão. Como parte dessa reorganização, a equipe responsável por confiança, segurança e moderação será relocada para a Califórnia, enquanto a revisão de conteúdos nos EUA será concentrada no Texas.

Alinhamento político e novos nomes na liderança

Durante o vídeo, Zuckerberg mencionou sua intenção de trabalhar em parceria com o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump. “Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionando para implementar mais censura”, declarou. Ele também criticou a postura do governo anterior, afirmando que o apoio governamental é fundamental para enfrentar a crescente demanda por regulamentações e controle nas plataformas digitais.

Além disso, Zuckerberg anunciou uma nova adição ao conselho administrativo da Meta: Dana White, presidente do UFC. Conhecido por seu apoio público a Trump, White se junta à liderança da empresa em um momento de mudanças significativas em sua política de moderação e alinhamento estratégico.

Leia mais

Últimas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress