Em uma reviravolta surpreendente, cientistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) confirmaram que o asteroide YN24, que anteriormente era considerado uma ameaça iminente de ameaças com a Terra, teve sua trajetória alterada, afastando qualquer risco de impacto com a Terra
O asteroide YN24, com cerca de 150 metros de diâmetro, foi monitorado por astronômos ao longo dos últimos meses. Em novembro de 2024, as primeiras simulações indicaram que o objeto celeste, que vinha se aproximando da Terra, poderia atingir a atmosfera terrestre em 2029, causando danos devido à sua massa e velocidade. A notícia gerou grande preocupação na comunidade científica e mundial, que iniciou uma série de pesquisas
No entanto, uma recente atualização de dados fornecidos pelos telescópios espaciais e sistemas de rastreamento revelou que YN24 sofreu uma mudança de trajetória, provocada por uma interação gravitacional inesperada com outro corpo celeste em seu caminho. Essa alteração fez com que o asteroide se desviasse de sua rota original, afastando-se agora da rota que poderia colidir com a Terra.
A probabilidade do impacto do 2024 YR4 caiu bem a tempo. Os astrônomos estavam preocupados porque a trajetória da rocha espacial, levando-a para longe da Terra em linha reta, significava que o asteroide estaria fora do alcance dos telescópios terrestres em abril e não reapareceria até junho de 2028.
No entanto, os astrônomos planejam permanecer vigilantes na observação da rocha espacial para garantir que 2024 YR4 não represente nenhum risco, e o Telescópio Espacial James Webb deve observar o asteroide no início de março para obter mais detalhes sobre sua órbita e tamanho exato.


